Matemática e a Educação Clássica Cristã
Sobre o curso
Aula 1: O Ser e o Um: sobre o propósito último do Trivium e do Quadrivium
Duração: 3h/a
Nessa aula trataremos do problema filosófico que orientou ao longo dos séculos a formação e composição do currículo clássico das sete Artes Liberais. Tal questão diz respeito a busca pelos primeiros princípios e causas de todas as coisas e a possibilidade mesma de um discurso racional, verdadeiro e consistente sobre o mundo.
Trataremos da evolução histórica do problema filosófico e das dificuldades enfrentadas por diferentes correntes filosóficas em suas tentativas de resposta. Com isso tornaremos mais clara a razão do Trivium e do Quadrivium no currículo clássico e sua importância para a conformação do espírito para o pleno exercício de suas faculdades superiores, tanto discursivas como morais.
Aula 2: O Logos e o Um: o papel da matemática na formação do discurso racional
Duração: 4h/a
Nessa aula teremos por foco o papel e o lugar da matemática na formação de um espírito que seja capaz de discursar e agir de maneira coerente, consistente e verdadeira acerca da realidade. Veremos que o propósito maior dessa disciplina consiste precisamente nessa tarefa, na conformação do espírito humano aos princípios fundamentais de todas as coisas, sem o que a atividade racional se torna impossível. Além do papel do ensino na matemática para a formação de um espírito capacitado para a atividade racional e o conhecimento científico (no sentido clássico desses termos), espera-se também tornar clara a dimensão moral do estudo da matemática, como propedêutica para o estudo da filosofia (especialmente a ética), bem como a dimensão teológica do conhecimento matemático, sua relação com Deus e seu papel para o conhecimento Dele.
Course Content
Aula 1
-
01:28:33
-
Aula 1 – parte 2
01:13:58